top of page

Reconstruindo a História do Reiki

  • paycauai
  • 17 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

Se ainda não o fez, recomendamos que leia primeiro o post sobre a Origem do Reiki, conforme difundido no Ocidente ;)


“Alguém que estuda muito e trabalha duro para evoluir seu corpo e mente no intuito de se tornar uma pessoa melhor é chamada de ‘um homem de Grande Espírito’. Pessoas que usam esse Grande Espírito para um propósito social, isto é, para ensinar o caminho correto para muitas pessoas e para o bem coletivo, são chamadas ‘professores’. Dr Usui foi um desses professores. Ele ensinou o Reiki do Universo. Incontáveis pessoas pediram a ele que as ensinasse o grande caminho do Reiki, e as curasse”. (Retirado do memorial à virtude de Usui. Templo Saihoji, Tokyo).


Dr. Mikao Usui, ou Usui Sensei como ele era chamado por seus estudantes no Japão, é o fundador do Sistema Usui de Reiki. Ele nasceu em 15 de agosto de 1865, em Taniaimura (hoje Miyama-cho) Yamagata-kun Gifu-ken, no Japão. Seu pai foi Uzaemon Tsunetane (um comandante militar) e sua mãe foi da família Kawai. O nome de seu ancestral era Tsunetane Chiba (um samurai bastante famoso do século oito).


Acredita-se que, com quatro anos (1869), Usui foi enviado para um monastério Tendai onde permaneceu por vários anos. Durante este tempo, ele estudou Qi Gong (chamado de Ki-Ko no Japão, e relacionado de perto com o Reiki) até um alto nível e que era capaz de realizar curas a distância, projetando a energia. Ele meditava regularmente em Kurama Yama. Das técnicas ensinadas por Usui no Okuden (segundo nível de Reiki), algumas são claramente técnicas do Qi Gong. Em 1892, já com 27 anos, acredita-se que Usui converteu-se para o Budismo Shingon, de uma seita Tendai.


Usui foi extraordinariamente abençoado em relação aos assuntos acadêmicos, estudando independentemente das adversidades. Ele teve uma vida dura e frequentemente viveu na pobreza. Seu memorial diz que “ele viajou através da China, USA e Europa como um estudante talentoso e dedicado que gostava de ler, e seus conhecimentos de medicina, história, psicologia, Shinsen Jutsu e das religiões do mundo, incluindo o Kyoten (bíblia budista), foram vastos”. Antes de se estabelecer, Usui-San trabalhou como missionário, oficial do governo, um empresário que eventualmente faliu, jornalista, secretário de Pei Gotoushin e foi parte da equipe de Goto Shinpei, quando este assumiu o governo de Taiwan como suplente de Kodama Gentaro (1898-1906). Ele viveu como uma pessoa livre e provavelmente nunca foi um monge enclausurado.


Casou-se com Sadako Suzuki e tiveram duas crianças, um filho chamado Fuji (1908-1946) e uma filha de nome desconhecido (1913-1935). Em determinado ponto aconteceu uma divisão em sua família, possivelmente por causa de seu interesse por textos cristãos, diferentes setores do budismo e assuntos esotéricos.


Durante o período em que Usui buscou de maneira mais intensa sua iluminação, uma grande mudança política ocorreu. Em 1912, Mutsuhito (o Imperador Meiji) morreu, sendo sucedido por Taisho, até 1926. Nesse meio termo, não se sabe se em 1918 ou 1919, Usui inicia seu treinamento no Budismo Zen, estudando por três anos. Em 1922, já um pouco desiludido em sua busca pela iluminação, Usui perguntou ao seu Mestre o que fazer. “Morra uma vez”, foi a resposta que recebeu. Isto o motivou a jejuar até que morresse, ou se iluminasse.


Em março, inconformado com sua vida e procurando respostas desesperadamente, ele seguiu o conselho de seu Mestre Zen, decidindo jejuar no Monte Kurama até que se iluminasse. Não era incomum para Usui jejuar, já que ele fez viagens regulares até a montanha em busca de respostas. Esta é uma prática comum chamada “Shyu Gyo”, uma disciplina espiritual, incluindo jejum e meditações por vinte e um dias, um estrito treino espiritual. No seu memorial é dito que na última manhã de seu jejum “ele sentiu um grande Reiki sobre sua cabeça”. Reiki sendo a sabedoria e conhecimento de todo o universo. A palavra Reiki, até o tempo de Usui significava (em uma tradução bastante pobre) “a atmosfera do divino”. Usui Sensei se tornou iluminado e adquiriu a habilidade de cura que chamamos de Reiki Ryoho (“método de cura da energia espiritual”). Ele levou este presente para casa e trabalhou em si mesmo e em sua família. É dito que sua esposa estava doente e o Reiki a curou. Usui decidiu não manter o Reiki apenas dentro de sua família e fez o nível Shoden “disponível livremente para todas as pessoas”, como aparece em um dos manuais do próprio Usui.


Em abril de 1922, Usui fundou a Usui Reiki Ryoho Gakkai (Sociedade de Estudo do Método de Cura Usui Reiki) e abriu sua primeira clínica em Aoyama, Tokyo, onde ele praticou o Reiki e deu palestras sobre a técnica publicamente. Aparentemente, no princípio, não existiam posições de mão definidas e todo o trabalho era feito intuitivamente e sobre áreas de desequilíbrio (dolorosas). Mas, com o tempo, ele percebeu a necessidade de criar um conjunto de instruções, que chamou de Usui Reiki Hikkei.


Em fevereiro de 1925 ele se mudou para Nakano, fora de Tokyo (hoje Nakano está integrada a Tokyo). Ele viajou com o Reiki e o levou a vários lugares do Japão. Durante sua viagem, a maior parte dos lugares que esteve foram bases navais.


Em 9 de março de 1926, Usui Sensei morreu de um infarto cerebral, em uma cidade chamada Fukuyama, em Hiroshima-Ken. Ele estava em uma viagem levando o Reiki às pessoas de Kure, Hiroshima e Saga. Usui morreu com 62 anos. É dito que, na noite anterior a sua morte, Usui praticava o Reiki.


Em fevereiro de 1927 os estudantes de Usui erigiram um memorial que está localizado no cemitério do Templo Seihoji, em Tokyo. Muitas das informações desta história foram obtidas a partir deste memorial.


Se estas datas estiverem corretas, Usui Sensei praticou e ensinou o Reiki por um período de apenas quatro anos. Neste curtíssimo tempo, ele se tornou bastante conhecido e ensinou o Reiki para mais de dois mil estudantes (sendo que desses, 17 chegaram ao nível de professor, sendo quatro oficiais navais, cinco religiosas budistas e oito outros associados).


Todos os estudantes de Usui e Hayashi foram registrados nos Departamentos Educacionais Japoneses e puderam ser rastreados. O Reiki não desapareceu do Japão em tempo algum após isso, nem mesmo durante a guerra. Ninguém foi apontado para continuar a linhagem Reiki e não existe registro de um nível de Grande Mestre no Japão.


Lótus Branca Gakkai


Mikao Usui:




 
 
 

Comments


©2022 by Lótus Branca Gakkai. Copyright e demais direitos reservados.

bottom of page